sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

... Erika Monteiro...



Todas as mulheres gostam de se sentir bonitas e especiais, e a maquilhagem pode acentuar, e reforçar, a auto-estima de cada uma.

Quantas de nós não se perde na hora de escolher entre uma sombra, batôn ou máscara de pestanas…

É todo um universo que nos agrada… sublime, encantador e bonito!

O Conversas Felizes desafiou a Erika Monteiro para uma conversa colorida onde não faltam conselhos, fotos, vídeos e algumas curiosidades sobre o seu percurso nesta área.

Ora espreitem:

Quando, e como, é que a maquilhagem entra na tua vida?

A maquilhagem sempre fez parte da minha vida.
A minha mãe sempre foi uma mulher muito vaidosa e maquilhava-se sempre, para onde quer que fosse. Lembro-me de ser pequena e ficar deliciada a vê-la maquilhar-se e pensar:  «Ela é tão bonita! Nunca vou conseguir “pintar-me” assim!».

Muito provavelmente, o primeiro passo terá sido a descoberta da maquilhagem em ti própria… Como se dá o salto para maquilhar outras mulheres?
Comecei por maquilhar as minhas amigas primeiro. Sempre foi algo que me apaixonou. Mas na verdade, apesar de na altura já ter várias formações na área, só comecei a maquilhar profissionalmente depois de me ter dedicado à Fotografia de Moda e aos Books Fotográficos, pois a makeup era uma mais-valia que eu tinha enquanto fotógrafa, e tornava-me assim mais independente e completa enquanto profissional. Nessa altura resolvi fazer uma nova formação, uma reciclagem em Makeup para profissionais, mas nunca com o intuito de me tornar Maquilhadora. Foi algo que foi acontecendo naturalmente pois as pessoas gostavam muito dos meus trabalhos.
Quais são as tuas referências profissionais nesta área?
A maioria das minhas referências são internacionais. Samer Khouzami, Bobbi Brown, Mario Dedivanovic, Sir John, entre muitos, muitos outros! Como referências nacionais, tenho alguns nomes como a Antónia Rosa, Ricardo Pedro (com quem aprendi muitas coisas durante os anos todos que me maquilhou), e a minha querida Inês Franco.
 
 
 
Onde achas que podes primar pela diferença relativamente a outros profissionais da mesma área?
Eu acho que me dedico sobretudo a maquilhagens verdadeiramente usáveis. As mulheres portuguesas não têm muito o hábito de se maquilhar e raramente gostam de makeups muito pesadas. Eu tento adaptar um pouco a maquilhagem à nossa realidade, para que todas se sintam confortáveis. Esse foi o motivo pelo qual passei a optar por fazer workshops personalizados, porque cada caso é um caso, e eu faço mesmo questão de ensinar truques e dicas adaptados a cada caso pessoal. Não me interessa ensinar algo que as pessoas não se identifiquem e que depois não irão usar.
A outra mais-valia é sem dúvida a área da fotografia, pois tenho várias clientes que me conheceram pelos meus serviços de maquilhadora e que posteriormente voltaram para fazer um Book Fotográfico.
Maquilhagem e auto-estima andam de mãos dadas?
A verdadeira auto-estima tem de partir de dentro, mas sem dúvida que a maquilhagem dá um grande empurrão! Quando nos vemos bonitas ao espelho a nossa auto-confiança muda, a nossa atitude muda, até a nossa postura muda.
Na tua maquilhagem do dia-a-dia, o que não dispensas antes de saires de casa?
Corretor de olheiras e Eyeliner!!
Que temas são abordados nos teus workshops? Por onde começas? Por ensinar a tratar da pele? – sempre ouvi dizer que, é a base de tudo o resto…
Nos Workshops são abordados vários temas, e sim, a pele é um deles! Uma pele maltratada, não há makeup que a salve! Mas falo também de material (produtos, pincéis, acessórios, etc), makeup de dia e makeup de noite.
Como se podem disfarças as olheiras?
Um bom corretor de olheiras com a tonalidade certa (normalmente 1 a 2 tons abaixo do nosso tom de pele do rosto) e o pincel ou esponja corretos, fazem milagres!
Um truque de maquilhagem para quem gosta de dar cor aos olhos, mas usa óculos…
Para quem usa óculos, a maquilhagem dos olhos deve ser um pouco mais carregada, para que seja visível e dê mais expressão ao olhar. Truques como um bom eyeliner, ou uns esfumados, funcionam muito bem.
Posso desafiar-te para elaborares um vídeo com uma sugestão de make-up para o dia dos namorados?...
Não consigo prometer, mas juro que estou a tentar!! :P
 
 
( enquanto não chega o vídeo temático solicitado, fica aqui um tutorial de maquilhagem)
 
 
Estás a prevêr algum workshop no Porto?
Tenho tido muitos pedidos para voltar ao Porto, mas ainda não tenho uma data definida.  Espero que se proporcione em breve! J
A tua paixão pela maquilhagem é grande… tu até criaste uma marca de pincéis que, entre outros, foi muito elogiada pela querida Inês Franco… que passo foi este? Quanto tempo levou a “cozedura”?
A Make It UP Professional é o meu “bebé”! Foi um passo muito pensado e foi um risco muito grande.  Demorei dois anos a desenvolver a marca. Contactei e testei fabricantes do mundo inteiro. Sentia uma grande lacuna no mercado português a nível de bons pincéis, pois ou são extremamente caros (o que me era difícil de recomendar a clientes que estavam a iniciar) ou não têm qualidade ou variedade suficiente.
Costumo dizer que criei o meu “Ego Kit”, um kit com aqueles que eu considero serem os “essenciais” de pincéis para profissionais ou para todas as mulheres que querem fazer uma makeup um pouco mais elaborada.
A coisa de que mais me orgulho é o facto de ser totalmente Vegan, e não conter quaisquer pêlos de animais.

Onde estão à venda os teus pincéis? Que materiais foram usados?
Os pincéis estão à venda online em www.makeitup.pt ou directamente nos workshops.
O material utilizado é 100% de cerdas sintéticas, de qualidade profissional. Optei por este material não só por ser bastante mais higiénico do que os de pêlos naturais (que contêm células mortas, o que os torna mais propícios a acumular bactérias), mas também por não querer compactuar com a crueldade animal envolvida no fabrico de pinceis de pêlos verdadeiros (são feitos com vários tipos de animais, desde coelhos, texugos, martas, esquilos, entre outros). Estes animais vivem em cativeiro, enjaulados, muitas vezes atirados uns em cima de outros, e são rapados sem qualquer tipo de cuidado no seu trato (pois é um processo de fábrica e o que importa é a rapidez), ficando muitas vezes com grandes cortes e feridas. São entupidos de antibióticos e químicos para acelerar o crescimento do pêlo, e mortos quando este já não tem qualidade suficiente.
Qual a importância de um bom pincel na maquilhagem? (às vezes, as pessoas ficam reticentes pelo preço dos mesmos… quanto compensa comprar um bom pincel?)
Um bom pincel faz TODA a diferença na aplicação da maquilhagem. Um pincel mais áspero e de fraca qualidade não consegue fazer um efeito tão bonito e uniforme. Os bons pincéis podem ser um pouco mais caros, mas também são muito mais duradouros.
Como se devem lavar os pincéis de maquilhagem? Quais os produtos mais aconselhados?
Há várias maneiras de lavar os pincéis. Para uma desinfecção diária, podem usar vários sprays que se vendem no mercado para o efeito. Para uma lavagem mais completa, eu pessoalmente gosto de lavar com um gel de mãos antibacteriano e em seguida passar com um pouco de amaciador com um PH neutro (de bebé) para os pêlos ficarem mais macios. Deve lavar-se com água morna e sempre com as cerdas viradas para baixo, para não entrar água para a zona da cola. Depois é só deixar secar ao natural, deitados numa toalha turca, de preferência ao sol.
 
Alguém conhecido que gostasses muitooooo de maquilhar? J
Amava maquilhar a Beyoncé (a Diva!!). Eu sei, é sonhar alto, eu sei.. mas não custa sonhar! ;)
 
 
 
O que te faz feliz?
Eu sou uma pessoa naturalmente Feliz! Faz parte da minha essência, por isso na verdade preciso de muito pouco. Sou daquelas pessoas que vê sempre o “copo meio cheio”. A minha família e amigos são pilares fundamentais para a minha estabilidade, e ter o prazer de fazer profissionalmente aquilo que gosto, faz-me muito feliz!
 
 
Ficaram com vontade de fazer um workshop com a Erika?
Estejam atentos à sua página de Facebook…
Por cá, o Conversas Felizes agradece a disponibilidade e simpatia desta nossa entrevistada e promete ir dando notícias dos seus posts.
Desejamos os maiores sucessos e vamos ficar à espera de mais dicas e orientações.
Até à próxima!
 
Inês Monteiro      
 

 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário