sábado, 4 de agosto de 2012

... Pedro Augusto Vasconcelos


Pedro  Vasconcelos, 35 anos, natural da belíssima ilha da Madeira ( mais precisamente, São Pedro – Funchal).
Ao contrário do primeiro entrevistado, o Pedro não é conhecido do grande público, mas muitos são os que, no mundo do mergulho o conhecem e reconhecem.
Foi professor de Educação Física e, neste momento é Instrutor de Mergulho na Empresa FocusNatura e faz fotografia e vídeos subaquáticos.
As duas grandes paixões da sua vida são, sem “ondas” para dúvidas, os dois lindos filhos que tem e o mar onde, se pudesse, construiria a sua casa.
Hoje, na minha varanda, tenho como paisagem o fundo do mar e Pedro  Augusto Vasconcelos…

Tu és um apaixonado pelo mar e pelo mergulho… ter nascido numa ilha, rodeado de azul e profundezas lindíssimas, foi um “chamamento” para o que hoje fazes?

Desde que me lembro de existir que estou rodeado de mar e de um azul intenso.
Nasci perto do mar e desde bebé iniciei as minhas aventuras e brincadeiras em contacto com a água. O desporto também teve inicio no mar, começando pela paixão de nadar e depois pela vela.
Os programas do Jacques-Yves Cousteau, nas velhinhas cassetes de vídeo,  fizeram despertar a minha curiosidade pelo fundo do mar... e desde então continuo a satisfazer essa curiosidade de pequeno.

Nunca tiveste medo de mergulhar?

Não. Sempre tive e continuo a ter a consciência das regras de segurança a seguir, mesmo com a experiência que tenho. Sei que os acidentes podem acontecer e como tal tomo sempre as precauções necessárias para os minimizar.
E como diz o ditado, existem mais marés do que marinheiros, só mergulho quando a maré é boa :-)

Com quantos anos aprendeste a nadar?

É uma muito boa pergunta, a qual não sei responder, pois nunca perguntei aos meus Pais, visto o meu contacto com a água ser tão natural para mim que penso que nasci e já nadava, ehehhe.

Tens vários cursos de mergulho e foste professor de Educação Física…isso significa que ensinar os outros te dá prazer? Ou seja, ajudar os outros a usufruir daquilo que para ti é um sonho, dá-te um brilhozinho nos olhos?

As motivações que me levam a mergulhar são várias na verdade, mas existem duas que se sobrepõem às outras:
-Produzir imagem subaquática – Fotografia e vídeo
-Ensinar pessoas a mergulhar
Para mim estas duas motivações são a forma mais natural de como consigo transmitir a minha paixão pelo mundo subaquático. A imagem traduz a minha forma de ver a beleza deste maravilhoso meio. O ensino e o sorriso de um novo mergulhador traduz-se num calor muito especial no meu interior que faz com que tudo valha a pena.

A Ilha da Madeira, onde vives, e Porto Santo, têm locais belíssimos para mergulhos… onde gostas mais de te “refugiar”? Em que zona da ilha/ ilhas e porquê?

As duas possuem particularidades diferentes e interessantes, apesar de muitas semelhanças.
Na verdade se estiver debaixo de água sinto-me bem e simplesmente adoro, seja no Porto Santo ou na Madeira.
O Porto Santo apresenta visibilidades maravilhosas e melhores que na Ilha da Madeira, tornando o mergulho simplesmente LINDO.
No entanto conheço melhor os locais de mergulho na Madeira, visto ser o meu local de nascimento, residência e trabalho. Logo gosto de diversos locais como a Reserva do Garajau, os Reis Magos, as Ilhas Desertas e a Ponta de São Lourenço. O lado Norte da Ilha também é lindo e pouco explorado devido às condições de mar.

Fala-me dos mergulhos nocturnos…que prazer se tem ao mergulhar no escuro? É um bocadinho assustador, não?

O mergulho nocturno é o redescobrir de um local de mergulho. Estando a mergulhar no mesmo local de dia e de noite é como se mergulhássemos em dois locais diferentes. Isto porque existem muitos seres vivos que apenas aparecem durante a noite e outros que apenas os vemos durante o dia.
Não chamaria de assustador a um mergulho nocturno, mas sim um mergulho que requer um maior autocontrolo pois a ansiedade é superior.

Tu és uma pessoa muito tranquila… eu já senti isso noutros mergulhadores… o facto de, por vezes, correrem perigo, com tubarões ou águas mais agitadas faz com que desvalorizem muito daquilo a que a maior parte das pessoas dá demasiada importância no dia-a-dia?

Uma pergunta muito difícil de responder, pois independente de fazer mergulho considero-me uma pessoa tranquila e de facto sem dar muita importância a certos “medos” do dia a dia. Claro que o contacto com diversas situações diferentes das habituais “do mundo terrestre” torna-nos mais aptos (se assim se pode dizer) para lidar com outras situações.

Os equipamentos de mergulho são caros…. Quanto custa um equipamento completo?

Será uma bicicleta cara? Depende da bicicleta, tal com o equipamento de mergulho. Existem diversas marcas e qualidades de equipamento. Podemos ter um equipamento completo a um preço aceitável e existem outros equipamentos muito caros, mas de elevada qualidade.
A paixão do mergulho e o que retiramos de cada respiração debaixo de água vale cada cêntimo do nosso equipamento.

Tu tens uma Empresa de mergulho…a Focusnatura…. Porquê este nome e não outro? De onde nasceu este “focus na natureza”?

Focusnatura surge de Focar a Natureza, pois a ligação à imagem (fotografia e vídeo) é muito forte e como tal decidimos que seria um nome bom para aplicar às várias vertentes da empresa, pois também é um nome que qualquer pessoa o consegue dizer e fica na memória independente da nacionalidade da mesma.

Neste momento, em que a maior parte das pessoas está de férias, e as ilhas portuguesas são certamente um dos locais escolhidos para passar o Verão, como podes convencer as pessoas a experimentar um mergulho na tua empresa, contigo? Em que se diferencia a Focusnatura das outras empresas de mergulho?

A nossa empresa é a única na Ilha que é de locais e como tal conhecedora de todos os recantos do nosso maravilhoso mundo subaquático.
Não existindo a perfeição, possuímos uma equipa de vários profissionais que são avaliados constantemente de forma a prestar um serviço de excelência a todos os nossos clientes e amigos a par da segurança.
Penso que o nosso lema poderá transmitir melhor: “Venha como um cliente e saia como um amigo”. Não é de nossa autoria esta frase, mas é sem dúvida o que nos faz mover para transmitir a nossa paixão a todos.

Quando alguém contacta a Focusnatura no sentido de querer aprender a mergulhar, existe algum questionário que tenham de preencher? Qualquer pessoa pode fazer mergulho ou existem restrições?

Qualquer pessoa pode fazer mergulho a partir dos 8 anos de idade. Para ir ao mar é a partir dos 10 anos de idade.
São poucos os condicionantes médicos que limitam uma pessoa de mergulhar. Contudo se por algum motivo de saúde uma pessoa não pode mergulhar pode sempre disfrutar do mundo subaquático através do snorkeling (observar o mundo subaquático desde a superfície apenas utilizando uma máscara, tubo e barbatanas).
Existe sempre uma forma de estarmos em contacto com o mundo do silêncio de Jacques Cousteau.

Na primeira aula, o que fazes com o aluno? Quais são os passos até estarem aptos a ir para o mar mergulhar?

O curso Open Water é o 1º degrau da formação de um mergulhador. Neste curso e através de várias aulas teóricas, de piscina e de mar as pessoas aprendem o básico e o fundamental para mergulharem em perfeita segurança.


Já algum aluno chegou à altura de mergulhar e desistiu? Ou, as pessoas que se inscrevem neste tipo de actividade entregam-se de corpo e alma sem pensar nos riscos inerentes?...porque… há riscos, certo?

Existem riscos sim e por isso as pessoas devem procurar centros/escolas de mergulho devidamente certificadas e Instrutores qualificados (pedir sempre as qualificações do Instrutor) para que possam aprender a mergulhar em segurança.
Em 18 anos como mergulhador e 13 anos como Instrutor foi muito raro ver alguém desistir de mergulhar.

Em que parte da ilha está a Focus Natura? Como é que um leitor desta entrevista, que vá de férias para a Ilha da Madeira vos pode contactar, se quiser experimentar a prática de mergulho?

A Focusnatura possui 2 centros de mergulho. Um em Santa Cruz e outro no Hotel Four Views Oasis, no Caniço.
A melhor forma de contacto será por mail ou por telefone. Podem consultar a nossa página web e o facebook para obter mais informações.
+351 918479922 ou +351 916409780 ou +351 916412150

O que sentes quando estás no fundo do mar?

Sinto-me calmo e em paz de espírito. Sinto-me no meu mundo. A água é para mim como energia para a vida.

Alguma simpatia por algum peixe em particular?

Não tenho nenhuma em especial, pois todos os seres com os quais tenho contacto possuem características únicas e belas de serem observadas.
Claro que uma Manta, uma Foca ou um Tubarão são sempre animais graciosos de se ver e que despertam sensações maiores.

Gostas de comer peixe :-) ?

Gosto de comer vários tipos de peixe sim.

Tu passas os dias no mar… quase é a tua casa… mas, se fosse possível construir uma verdadeira casa, quiçá, num submarino abandonado, nas profundezas das águas…. Era lá que tu vivias?

Sem dúvida. Adorava ter uma casa subaquática.


Esta pergunta era quase “desnecessária”,  mas a “minha varanda” gosta muito dela :-)…. O que te faz SER feliz?

O que mais me faz ser feliz são os meus filhos.
No âmbito do mergulho a felicidade surge de várias formas. Transmitir a minha paixão pelo meio subaquático seja através do ensino de mergulho ou través da imagem é o que me dá mais prazer.

Obrigada, Pedro… espero que as pessoas que leiam esta entrevista e se desloquem à ilha da Madeira, possam experimentar o mundo do mergulho contigo e com a tua equipa… Bons mergulhos, Boas Fotos e fico à espera que encontres o “teu” submarino para tomarmos um café, numa próxima entrevista… Boa Sorte!

Não poderia terminar esta conversa sem deixar os meus leitores e amigos a desfrutarem de algumas imagens únicas e que, certamente, valem por mil palavras...
Até à próxima entrevista!









   



"Venha como um cliente e saia como um amigo..."






Sem comentários:

Enviar um comentário