segunda-feira, 13 de agosto de 2012

... Teresa Radamanto


Hoje, a minha convidada, e amiga, é detentora de uma voz diáfana, límpida, protectora, meiga e com energia para projectar as notas mais agudas e improváveis.
Nazarena com muito orgulho, foi no “Chuva de Estrelas”, a imitar Barbra Streisand, que surpreendeu e ficou na imagem e no ouvido do público mais atento.
Hoje, a minha conversa é numa “Caixa de Sonhos”, com uma mulher tão bonita por dentro como por fora....convosco: Teresa Radamanto....

“Sei de um lugar onde só eu vou quando quero ficar nesse outro mundo a sonhar” in “Caixa de Sonhos” Que lugar é este Teresinha? …Deixa-me dizer-te que, este teu cd não poderia ter um melhor nome… “Caixa de sonhos”…dá vontade de subir ao sótão e ficar sentada à janela, a ouvir todas as sonoridades….

Sabes Inês, à medida que vamos crescendo,  vamos  também percebendo que afinal  o mundo que nos  rodeia não tem as mesmas cores que os nossos olhos de criança viam tão entusiasticamente ! As cores que irradiavam pureza, verdade , felicidade, foram  perdendo o brilho , ficando tristes, opacas...cinzentas! A capacidade de sonhar desvanece e a magia desaparece....é neste momento que surge a vontade em cada um de nós de voltar atrás,  de ser como o Peter Pan, e nunca crescer! Então, criamos dentro de nós uma "terra do nunca", onde sonhar é sempre permitido e a imaginação é a derradeira fronteira! Esse lugar é  o que te faz sorrir, brincar, cantar, sonhar...e claro , acreditar que ainda vale a pena...Esse lugar está dentro de mim, de ti, de todos nós!

Ao contrário de muitos cantores, em que a música lhes surge na vida “por acaso”…tu sempre soubeste que este era o teu caminho e começaste muito cedo… esta tua vontade de cantar é inata ou alguém te influenciou de forma marcante para que dissesses “quero ser como aquela pessoa”?

A faceta artística foi desde muito cedo  um traço dominante da minha personalidade! Aos 6 anos sonhava ser maestrina!A vocação para o canto foi mais tardia, porém, cedissímo, tinha apenas 15 anos quando comecei, aos 16 já o fazia profissionalmente. A minha educação musical foi sempre muito eclética. Felizmente, tive acesso a um acervo musical culturalmente rico e vasto, e isso foi sem dúvida , uma das minhas grandes influências. Nunca tive ídolos.Nunca sonhei ser igual a ninguém. Sempre desejei deixar a minha marca, contribuir! Sempre desejei ser diferente, especial. No entanto, o caminho nem sempre foi fácil de percorrer...por vezes achamos que saber o caminho é suficiente, mas não é ! É preciso saber caminhá-lo . A expressão" um  caminho sinuoso e acidentado" é literal . Todas as areas profissonais oferecem dificuldades e desafios, mas neste meio tudo é mais dificil, mais sofrido. E é por tudo isso que a perrogativa  tem de ser a originalidade, a diferença, caso contrário, não seremos bem sucedidos...e é por isso também que ainda continuo a lutar,a procurar...

O teu curriculum é muito vasto, embora o que seja mais visível para o publico em geral, sejam as tuas participações no “Chuvade Estrelas”, no “Dança Comigo”, em “A melhor canção de sempre”, “Dança comigo no Gelo”, “Festival RTP da canção”….são inúmeras as tuas participações em programas televisivos…e são as que te deram, certamente, mais visibilidade…eu lembro-me perfeitamente de estar sentada no meu quarto, a preparar uma surpresapara uma amiga, e tu começaste a cantar “Woman in love”, da Barbra Streisand,no Chuva de Estrelas… eu parei de fazer o que estava a fazer e tudo parou à minha volta… De que forma é que estes programas contribuíram para o teu amadurecimento como cantora? Voltavas a repetir a participação em todos eles?

Iniciei o meu percurso mediático muito cedo. Felizmente , há 17 anos atrás, as coisas eram um pouco diferentes, e não existia a " histeria" actual em volta deste género televisivo, nem tão pouco a produção em "massa" de artistas, cantores, performers de hoje em dia. Foram experiências excepcionais , as que tive no formato "concurso", mas não voltaria a fazê-lo.  As restantes, foram igualmente excepcionais, mas a outro nível. Foram experiências profissionais, e como tal, o sentimento envolvente é outro. Todavia, todas foram adrenalina pura! Aliás pisar "o Palco", será sempre adrenalina pura! Obviamente que tudo serviu para o meu crescimento como cantora e acima de tudo , como pessoa!


No “Chuva de Estrelas” como Barbra Streisand…

Que cuidados tens com a voz?

Nada em especial! Não bebo álcool (por norma), ( já) não fumo...não tomo café...e depois não bebo bebidas com gás, muito frias...não como alimentos com niveis de acidez altos...enfim...cuido da saúde num todo! Bebo muito água para estar sempre hidratada....e tento não andar"aos gritos"!!! Todas as semanas exercito o aparelho vocal durante uma horas...caso não tenha nada agendado! Quando estou a trabalhar consecutivamente, não faço nada...o trabalho é suficiente!!
( bem, afinal faço alguma coisa...(risos)...).


Preferes cantar em português ou achas que,apesar de ser a nossa língua, se torna redutor, porque o inglês é mais internacional e pode trazer mais projecção aos trabalhos que são realizados?

Prefiro cantar.... a musica e a alma na voz de um interprete são universais...e é nisso que acredito! Gosto de cantar em vários idiomas...em todos eles me entrego e dou o melhor de mim. Se falarmos a nível de projecto vendável no nosso mercado, talvez tenhamos que dar prioridade ao PT, no entanto, cada vez mais a diferença faz parte do nosso panorama, e os tábus estão a desaparecer, por isso , creio que hoje em dia já existe mais abertura para coisas novas, sendo uma delas a escolha do idioma em que queremos expressar as nossas ideias e sentimentos. Tirando alguns “nichos elististas” a musica segue a tendência mundial de globalização. Mas a tua questão já contem a resposta!! ( risos).

Neste momento, pode dizer-se que vives da música…tens uma Empresa “Canções do Mundo”… que canções são estas e até onde é que elas te levam? É um projecto que, não é a solo…tens a tua irmã contigo…como é que tu geres esta empresa? Como é que as pessoas te contactam e até onde é que esteprojecto te levou?...

“Canções do Mundo” surge de uma união antiga entre 5 amigos/colegas de “cantorias”. Todos nós começamos a nossa viagem musical no mesmo local, na Nazaré, de onde somos. Em 2009, decidi arrancar com um projecto desejado há algum tempo: a criação de uma empresa de eventos, e assim surge Teresa RadamantoProduçõe ,lda. Esta empresa, precisava de um produto vendável para por em prática o propósito da empresa- animação musical de eventos. Assim nasce “Canções do Mundo”, um ensamble vocal de 5 vozes ( hoje apenas 4 ), constituido por colegas, que são acima de tudo amigos de uma vida! Aliás , como referes a minha irmã é um dos elementos , assim como o meu companheiro. Este ano Teresaradamantoproduções cessou actividade, mas Canções do Mundo , continuam a trabalhar dentro do mesmo formato. Nada mudou, na realidade...apenas deixou de existir a logistica empresarial. Este projecto , cumpriu os objectivos propostos, todavia, hoje em dia , está, como tantos outros, mais “paradinho”....a malfadada crise....( risos)


Tu foste galardoada mais do que uma vez com o prémio Guilhim…que prémio é este e que importância teve para ti e para a tua carreira.

Sim,  o “Guilhim de Cristal”. É um galardão de reconhecimento, pelos sucessos alcançados ao longo do ano, na carreira do nomeado. É uma espécie de “globo d’ouro”. Foi –me atribuído algumas vezes ao longo de uma década de trabalho, sempre  dentro da categoria musical.Estas distinções são sempre importantes para nós , são motivo de orgulho e reconhecimento perante os “pares”, os fãs e público em geral.

Também deste voz a temas de telenovelasnacionais e internacionais. Esse trabalho não é tão visível para o público…queres falar um bocadinho nestes projectos, que são um pouco diferentes de todos os outros em que participaste?

Entre 2003 e 2004 trabalhei em parceria com a Editora Som livre, e um dos seus produtores na altura, o Rodrigo Leal, nesses projectos. Por norma, quando estamos associados a um estúdio, ou produtor, acabamos por realizar trabalhosque são requisitados aos mesmos, por estarmos dentro do “portfólio” dos profisionais disponiveis, por assim dizer, e pelas características que possuímos. Fui requisitada para esses trabalhos por ter as caracteristicas que o cliente necessitava. Na altura a Som livre trabalhava em parceria com Rede Globo nas bandas sonoras de novela, daqui até ao Brasil foi um saltinho!No caso das novelas nacionais, o processo foi o mesmo, genéricos, temas de personagens, enfim, todo o universo de trilha sonora de novela.Em 2001, quando estava na Banda pop Dance Faces, já tinha tido a experiência de participar em bandas sonoras, com um tema nosso. Foi relativamente fácil voltar a  repetir o processo.  

Em 2010, tiveste oportunidade de, no Festival daCanção, homenageares a doce Rosa Lobato Faria com “Antes do Adeus” e “Chamar amúsica”…. Sendo tu uma mulher da área de Letras ( licenciada em Língua eCultura Portuguesa   ), como é que te sentiste ao homenagear uma pessoa que escreveu tantos temas para festivais?Chegaste a conhecê-la, em vida?

Primeiramente senti uma grande tristeza pela sua partida.... não a conheci, mas conheço a  Mafalda, sua neta, conheci-a em 1998, na minha 1ª participação no festival da canção,e lembro me bem que o tema que interpretei não lhe foi indiferente, e foi elogiado inclusivé( partilhou comigo a Mafalda), até porque o compositor do meu tema” Só o mar ficou”, o João Mota Oliveira, fez em parceria com ela, o tema vencedor  anos antes, “Chamar a Música”.Como deves imaginar, por tudo isto senti-me imensamente emocionada; porém feliz por ter tido a honra de poder celebrar o seu talento.


Volta a falar-me da tua “Caixa de Sonhos”…. Sintoque foi um projecto muito teu e não um cd para agradar a toda a gente… como éque as pessoas aderiram a este teu álbum? Sentiste-te realizada só pelo factode o teres gravado?

(risos) Sim, tens razão...não foi de todo para agradar a toda a gente...não tinha cariz comercial, nem era esse o seu propósito...aliás, nada do que fiz a solo, teve esse propósito  ...talvez essa seja uma das razões para a minha carreira não ter seguido outros destinos mais longinquos...no entanto, foi algo que no momento fez todo o sentido!



No meio de uma imensidão de sonhos e acontecimentos tornados realidade, que projectos  para o futuro…

Projectos....temos sempre tantos...a nível profissional....sonhos , ideias e ideais ao rubro...não sei bem, ainda, tenho alguns objectivos a alcançar musicalmente, neste momento estou inclinada para a composição; estou em processo criativo...se correr bem, talvez para o ano produza o meu próprio trabalho, “edição de autor” é o caminho....a nível pessoal estou a “braços” com o melhor  e maior projecto que jamais poderei realizar – ser Mãe! Acabei de me tornar Mamã! Tenho um pequeno tesouro com 2 meses e uma semana, e é sem dúvida o melhor que já fiz em toda a minha existência!

E a Nazaré? Que lugar tem no teu coração?

Tem um” Lugar Cativo”, sempre!!!!

O que te faz SER feliz, Teresinha?

Adormecer ao lado do meu amor....assistir a um bom concerto....brincar com os meus cães...gelado.... e claro, o sorriso do meu filho...pequenas coisas , que não têm preço....

Querida Teresinha, muito obrigada pelo teu tempo, por este sonho meu tornado realidade... é muito bom caminhar ao lado de pessoas como tu...


Num dos programas em que mais gostou de participar, a interpretar um tema cantado por Rita Guerra: “Deixa-me Sonhar”

Um excerto do programa “Dança Comigo”, onde a sua voz tantas vezes foi elogiada por Catarina Furtado…

Com a sua irmã do Projecto “Canções do Mundo”…


Num especial da Sic, a interpretar “Perdidamente”, de Florbela Espanca…



E aqui ficam os contactos para espectáculos… vale muito a pena, acreditem!
Boa sorte, Teresinha!



























5 comentários:

  1. Mais uma excelente entrevista. Parabéns Inês e obrigado por me dares a conhecer a Teresa Radamanto, a voz dela não me é estranha mas confesso que não conhecia os seus trabalhos. "...sem saber onde posso chegar, mas mesmo assim continuo a girar..." Gostei e muito :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soninha, muito obrigada!!!!
      A Teresa ficou muito conhecida no Chuva de Estrelas e nos coros que fez em alguns programas apresentados pela Catarina Furtado.
      Uma pena, uma voz destas não ter o reconhecimento merecido.
      Obrigada pelo teu comentário.
      A Teresinha vai adorar.

      Eliminar
  2. Olá Inês, conheço a Teresa pessoalmente, bem como o resto do grupo, e é uma recompensa ouvi-los cantar...Gostei muito da entrevista, muito transparente e mostra um bocado o que se sente quando a ouvimos cantar. Espero poder vê-los todos atuar em breve, já sinto saudades de umas das melhores vozes que já ouvi, que podem ser comparadas as melhores das melhores.
    Beijinho, Tiago Coelho

    ResponderEliminar
  3. Olá, Tiago!
    Muito obrigada pelo teu comentário.
    De facto, a Teresa merece uma projecção mediática e de reconhecimento que ainda não tem.
    É das melhores vozes que existe em Portugal.
    Obrigada pela tua partilha - é muito importante para mim e para os entrevistados que por aqui passam.
    Tudo de bom!
    Inês

    ResponderEliminar
  4. "Prefiro cantar.... a musica e a alma na voz de um interprete são universais...e é nisso que acredito!"
    Está noção é uma verdade universal :) mas muito mal aceite pelos "intelectuais" Portugueses, precisa de ser afirmada mais vezes!

    ResponderEliminar