sábado, 8 de setembro de 2012

... Cecília Moreira


Cecília tem 23 anos e faz autênticos milagres como Terapeuta de Medicina Tradicional  Chinesa.
Hoje, convidei-a a vir comigo até um jardim de bonsais, com Enya como banda sonora, para uma conversa feliz e bem tranquila…
Falámos dos seus sonhos e de uma medicina que começa, agora, a ser muito procurada pela maioria dos portugueses.
Esta conversa é um Expresso do Oriente, um chá verde, um livro que apetece experimentar.
Venham comigo e sejam felizes!






O Mandarim é um romance de Eça de Queiroz, um pássaro, mas também o Espaço onde deu asas ao seu sonho como Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa… que tipo de terapias podemos encontrar neste oásis da Rua 5 de Outubro, em Ermesinde?
Para além da Medicina Tradicional Chinesa que engloba várias terapias como a Acupunctura, a Auriculoterapia, a Reflexologia e a Massagem Terapêutica, podem também usufruir de Massagem de Relaxamento, Massagem com Pindas, e Programas Anti-celulite e Emagrecimento.
 A Cecília tem 23 anos de idade, mas um conhecimento e umas mãos de uma pessoa mais “velha” (sendo que, “velhice” não significa experiência)…. Como foi o seu percurso até aqui? Sempre foi este o seu sonho? O que é que a move nesta profissão?
Considero o meu percurso até aqui um caminho de crescimento e evolução tanto a nível pessoal como profissional. Fiz a formação de Medicina Tradicional Chinesa no Instituto Português de Naturologia no Pólo do Porto, e ainda no segundo ano do Curso comecei a trabalhar com o Professor José Malta, por convite do mesmo, na empresa Voz do Silêncio e sem dúvida que foi nesta última que apreendi e consolidei todos os conhecimentos que hoje me permitem exercer a minha profissão com maior competência e confiança. O meu sonho sempre foi "Ser Médica" mas depois do ensino secundário acabei por enveredar pela Medicina Natural, a partir dai o meu sonho sempre foi conseguir criar o meu próprio Espaço de Terapias, embora nunca pensasse que o conseguiria tão cedo. O que me move nesta profissão é a arte da acupunctura, da massagem, de saber ouvir, de conseguir aconselhar e de poder orientar as pessoas de modo a elas conseguirem percorrer melhor os seus caminhos, é a filosofia oriental com a sua simplicidade de ver e explicar o mundo, é poder contactar com as pessoas, aprender e ensinar e assim evoluir, é Ser Eu a fazer o que Amo.

Sendo que, nos tempos que correm, a maioria das pessoas está sujeita a grandes pressões, que provocam ansiedade, stress e, por acréscimo…. dores no corpo que se podem reflectir de diversas formas…  De que é que os seus clientes/pacientes se queixam mais? Como é que os trata?
As queixas variam muito, pois cada pessoa tem a sua maneira de gerir o que lhe acontece, no entanto o que costuma ser mais comum são dores de costas, nomeadamente na cervical e na lombar. Desta forma oque costumo fazer mais são sessões de Medicina Tradicional Chinesa, pois estas implicam o diagnóstico, a acupunctura, a massagem terapêutica, a auriculoterapia, a reflexologia e por vezes até o toque terapêutico, ou seja é um conjunto de terapias na mesma sessão que visam restabelecer o equilíbrio geral do organismo tratando tanto a rama do problema (os sintomas) como a raiz (a causa). Isto porque, por exemplo, uma dor lombar pode ter o mais diverso tipo de causas desde a postura até ao medo que é a emoção associada a esta área do corpo. Desta forma ao fazer o tratamento o objectivo é aliviar a dor mas também tentar combater a causa do problema para que a dor não regresse.
A Medicina Tradicional Chinesa é muito antiga…. Começou a ouvir-se falar da mesma, em Portugal, através do Professor Choy há uns anos atrás e, agora, são muitas as pessoas que recorrem a esta medicina como complementar à tradicional ( e não alternativa)… porque acha que isso acontece?
Acho que tal acontece exactamente porque na Medicina Tradicional Chinesa o organismo é visto como um todo, de forma holistica, é dada atenção a tudo o que a pessoa refere, desde os sintomas aos hábitos de vida que podem estar a prejudicar o bem estar, ou seja há um contacto directo com as pessoas e com o que elas sentem, existe tempo para as pessoas falarem. Não se associa os doentes a uma determinada doença, alias no oriente diz-se que "não existem doenças, mas sim doentes", ou seja o que interessa é o que cada individuo em particular refere. Para além disso a Medicina Tradicional Chinesa apesar de actuar mais na prevenção, também consegue actuar em
fases agudas de dor sem o recurso a medicação, não sujeitando assim o organismo a efeitos secundários.
Faz sentido esta medicina ser praticada e reconhecida nos nossos hospitais, como terapia complementar à medicina ocidental? Se sim, porquê…
Sem dúvida que sim!! Tal como já referi, a Medicina Tradicional Chinesa tem como principal objectivo a prevenção, mas também tem efeitos fantásticos no alivio da dor e no relaxamento físico e mental. Por exemplo, em pessoas cujos exames médicos indicam uma probabilidade para sofrer de determinada doença, a Medicina Tradicional Chinesa pode actuar na base da prevenção para manter o organismo equilibrado de modo a que a doença fique sem meios de se desenvolver, e em casos agudos de dor em que a doença já se encontre instalada também é possível aliviar os sintomas bem como ajudar a manter uma boa qualidade de vida. Apesar dos modos de actuação da Medicina Tradicional Chinesa e da Medicina Ocidental serem muito diferentes ambas são necessárias e funcionam bem quando complementares uma à outra.
O que a faz acreditar numa ciência tão antiga?
Não considero uma ciência mas sim uma arte milenar! E o que me faz acreditar nesta arte são os resultados obtidos após a sua aplicação.
Algum paciente que a tenha marcado em particular, pela evolução na recuperação? Pode dar-nos um exemplo que ilustre os benefícios destas práticas?
Sim, todos os pacientes deixam a sua marca e é engraçado como acaba por existir uma troca de conhecimentos durante as sessões, pois cada pessoa tem a sua experiência de vida  e acaba por referir episódios que nos ensinam bastante, no entanto de facto houve um que me marcou de uma forma especial, talvez por o ter acompanhado durante cerca de3 anos em tratamentos duas vezes por semana, trata-se de uma vitima de acidente de viação que ficou politraumatizada e cuja evolução foi simplesmente fantástica. Por exemplo, começou a mover membros que se encontravam paralisados, começou a responder a estímulos audiovisuais e a ganhar sensibilidade às agulhas de acupunctura oque indica o aumento de receptividade dos nervos sensitivos apesar da paralisia. Penso que de facto este é um bom exemplo dos benefícios destas práticas pois principalmente com a acupunctura e a massagem conseguem-se estimular pontos que induzem a recuperação geral do organismo.
O que é que o Mandarim tem que não se encontra nos outros Espaços?
A atenção e a dedicação prestada a cada paciente. Normalmente cada sessão de Medicina Tradicional Chinesa tem a duração de cerca de90 minutos, pois além de ser necessário aplicar todas as técnicas já referidas a pessoa tem de ter tempo para ser ouvida e ser tratada da forma mais harmoniosa possível.
Hoje em dia, há muitas pessoas com os chamados “cursos tirados a martelo” em auriculoterapia, reflexologia… que produzem mais estragos nos pacientes do que benefícios. Que conselhos daria a alguém que procura outro alguém credível para tratamentos, por exemplo, de acupunctura?
Procurem terapeutas que tenham formação credível, qualquer curso de Acupunctura deve de ter a duração no mínimo de 2 anos. Se for de Medicina Tradicional Chinesa deve de ter a duração no mínimo de 4anos. Se tiverem duvidas, exijam ver o certificado de formação.

Nos seus tratamentos fala muito dos meridianos do corpo, da relação do Yin/ yang, da energia…. Como pode explicar estes conceitos às pessoas? Por exemplo, uma pessoa com dores na lombar, muitas das vezes não tem problemas na lombar mas sim no “fígado”, porque é o seu lado emocional que não está estável e lhe provoca dores naquela zona do corpo… quer explicar-nos um bocadinho como é que tudo isto funciona?

Sim! Parece complicado, mas na verdade é simples. Seguindo o seu exemplo, as emoções tem sempre uma maneira de se manifestar, existem pessoas que exteriorizam o que sentem e outras que interiorizam. As que exteriorizam podem até por vezes ser chamadas de "mal educadas", mas não ficam doentes com tanta facilidade, porque libertaram essa energia emocional… as que interiorizam fazem com que essa energia as vá "corroendo" e acabam por ficar doentes. Na Medicina Tradicional Chinesa a cada órgão é associada uma emoção, a emoção associada ao Fígado é a Raiva, a Ira, se essa raiva não for exteriorizada vai-se manifestar no nosso corpo de alguma forma, ou com dores de cabeça, ou com tensão muscular, etc, depende do organismo de cada um... Ao fazer o tratamento além de aliviar as dores é preciso também alertar a pessoa para o que provocou aquelas dores e fazê-la entender que o modo como está a lidar com determinados processos na vida dela não está a ser o mais correcto para que tenha saúde e bem-estar.

A alimentação correcta é muito importante para os chineses e faz parte da sua medicina. Que conselhos poderia deixar a quem nos lê?
O principal conselho é ter uma alimentação variada, comendo pouco e várias vezes ao dia. É também importante recorrer a suplementos alimentares para suprir algumas carências nutricionais da alimentação diária, como é o caso, por exemplo, das bagas de goji.

Utiliza a fitoterapia nos seus tratamentos?
Sim, em alguns casos tenho de aconselhar fitoterapia.

Uma massagem mal-feita provoca mais distúrbios do que não fazer massagem nenhuma? Se sim, porquê.
Sim, é verdade, porque dependendo do problema a massagem deve ser efectuada tendo em conta a anatomia muscular (miologia), a circulação, o trajecto dos meridianos... Portanto, em caso de dúvida, quando não se sabe qual a melhor massagem a aplicar para determinada situação é preferível não fazer e procurar um terapeuta qualificado.

Se alguém tiver curiosidade/necessidade de marcar uma consulta com a Cecília, como o poderá fazer?
Poderá pedir informações e/ou efectuar marcação através do contacto telefónico: 917975164 ou através do e.mail:geral.mandarim@gmail.com
O que a faz SER feliz?
O que me faz ser feliz é sem dúvida fazer aquilo que Amo, estar com quem Amo e ter sempre uma atitude positiva perante tudo o que me acontece na vida! Nada é por acaso! ;)
Cecília, muito obrigada!
Sabe que é um prazer tê-la como amiga e como terapeuta e que lhe desejo toda a sorte e paz do mundo!
Continue a ser assim: íntegra, inteira, com brio profissional, apaixonada pelo que faz e, acima de tudo…feliz!
Até à próxima conversa…. J




2 comentários:

  1. "...ter sempre uma atitude positiva perante tudo o que me acontece na vida!"- É assim que todos deveríamos de ser, adorei a entrevista, obrigado mais uma vez por tão bela partilha

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Soninha!
    Tens sido incansável com os teus comentários.
    Obrigada e vamos movimentar o "Arrisca-te"... parece-me que o grupo está a esmorecer e houve pessoas que nunca mais disseram nada.
    Um beijinho grande!

    ResponderEliminar