terça-feira, 4 de novembro de 2014

Rute Silva, a "fazedora de sonhos"...

 
 

 
Rute Silva, 37 anos, signo gémeos, abraçou um sonho quando deixou o seu emprego “normal” para se dedicar de corpo e alma à confeção de doces e salgados.
“Nada acontece por acaso” e “nunca desistir” são dois dos seus lemas de vida, que partilha connosco, entre receitas de afetos, e desafios, na conversa feliz que se segue:
 
Rute, preferes doces ou salgados?
Sempre adorei cozinhar e os doces são o meu forte e a minha paixão!
No entanto, faço ambos com o mesmo carinho e dedicação. Cozinhar é um ato de carinho e amor. Se assim não for, não vale a pena… 
No meio de uma conjuntura económica e financeira, abalada, o teu sonho falou mais alto e abandonaste um emprego com um salário fixo, e estável, para te dedicares à confeção de doces e salgados... em algum momento te arrependeste ( apesar de este novo projeto ser recente...)?
Bem, nada na nossa vida é certo! O que hoje temos, amanhã podemos não ter.
Conforme disseste, e muito bem, o meu projeto é ainda muito recente mas, não me arrependi  nem um segundo da decisão que tomei. Estou otimista!!
Na vida, temos a opção de nos mantermos no “casulo” do salario fixo e estável ( e continuarmos a viver a nossa” vidinha” com a nossa  auto-estima, muitas vezes, em baixo) ou fazermos alguma coisa para tentar mudar e arriscar. Foi o que fiz.
A vida é feita de desafios e eu prefiro arrepender-me do que fiz do que vir a arrepender-me do que não fiz!
“Vai aonde te leva o coração” Susana Tammaro

 
Quais foram os teus investimentos para este novo projeto? O que precisaste comprar?
Nesta 1ª fase ainda só foi necessário investir num forno maior e de melhor qualidade.
(Mas, irei fazer algumas melhorias na minha cozinha, entre as quais, um balcão maior, que me permita trabalhar com mais espaço.)
A outra parte do investimento ( não tão visível). Tem a ver com a divulgação do meu trabalho    ( cartões de visita, flyers,  várias impressões do meu portfólio…)
 
O que procuram mais os teus clientes? Existe um “top-bolo” ou um “top-salgado”?
Acho que ate ao momento talvez sejam mais procurados os meus bolos personalizados, embora dependa sempre da altura do ano.
Por exemplo, no Natal ou Pascoa, os meus saquinhos gourmet são muito procurados, assim como as minhas compotas, os meus chocolates, o azeite e sal aromatizados, as bolachinhas,… enfim, imensos produtos que, nas alturas festivas, os clientes gostam muito, porque são miminhos económicos, elegantes e diferentes!
Em relação ao “top-bolo” ou “top-salgado” , talvez o brownie de chocolate com nozes, o bolo briguento (chocolate com recheio e cobertura de brigadeiro) e os meus brigadeiros.

 
 
Este teu sonho transformado em massa, para fazer imensas coisas, tem sabor a quê?
Pergunta complicada!!! Acho que tem vários sabores… para começar, tem sabor doce e salgado J… sabor a vontade, trabalho, evolução, aprendizagem… tem sabor a muito amor e incentivo,  demonstrado nas palavras e atitudes daqueles que me amam,  do meu marido e do meu filhote (os grandes amores da minha vida) da minha querida mãe (que me transmitiu os bons valores e me fez a mulher que sou hoje), da minha maravilhosa irmã e cunhado ( que me fizeram ver que eu tinha muito para dar, que sempre me impulsionaram e  me fizeram acreditar em mim)e, claro dos meus queridos amigos( eles sabem quem são…poucos, mas verdadeiros).
Até hoje, algum trabalho/ história que te tenha marcado mais?
Todos os meus trabalhos têm um historia diferente e todos eles me tocam de alguma maneira e me dão imenso prazer, mas lembro-me de 2 situações que me marcaram mais.
Foi o caso de um menino ( o “João” ) que, por negligência medica nasceu com paralisia cerebral grave e uma escoliose gravíssima. Entre a onde de ajuda que o envolveu, também eu abracei com muita vontade esta causa, fazendo umas bolachinhas de manteiga em forma de avião e decoradas em pasta de açúcar.
Outra situação foi, um bolo de comunhão que fiz para um menino chamado Francisco que, quando abriu a caixa do bolo começou a correr na minha direção dando-me um enorme abraço e um beijo ternurento a dizer “muito obrigada Rute, o meu bolo está tão lindo!”
 

 
Tu preocupas-te com a formação? O que já aprendeste e o que te falta aprender?
Sim preocupo-me muito com a formação e, agora, cada vez mais.
Os cursos são muitos dispendiosos e só consegui tirar a minha 1º formação, em Fevereiro de 2014 (tive de vender muitos bolinhos!!!)
Tirei  o “PME Pasta de Açucar” na Escola de decoração de bolos “Isto Faz-se”, o “PME Flores” e o “PME Glacê Real e bicos de pasteleiro” tendo ficado  com o Certificado Mestre.
Neste momento, estou também a tirar os módulos de Higiene e Segurança Alimentar na Restauração, Higiene e Segurança no Trabalho da restauração e Nutrição.
O saber nunca ocupou lugar e eu acredito que a vida é feita de aprendizagens. 
E dar formação? Já pensaste nisso? Fazer” workshops” teus para outras pessoas?
Sim claro, já dei  workshops (um deles, para crianças)de decoração de bolachinhas  e ( o de adultos) Cake Design – Nível 1.
Neste momento, estou também a iniciar um novo projeto com as Lojas “DeBorla”… estejam atentos à minha página do facebook !!!
 

imagens de um workshop nas lojas DeBorla

Até onde esticam os braços do teu sonho? Qual é a meta?
Não imaginas? Até ao céu claro!! Tudo o que eu conseguir alcançar será abraçado com muita alegria. Agora, não paro - é sempre a trabalhar e a olhar em frente!
A minha prioridade é, sem dúvida, criar o meu próprio negócio e continuar a trabalhar mais e mais para continuar a crescer neste meu Mundo Doce e Salgado!! 
 O que é que te faz feliz?
Tanta coisa me faz feliz!...A minha família, o sorriso e a alegria do meu filho, o assistir a um bom filme, beber um bom gin ao fim do dia, conviver com os meus amigos, o sorriso de uma criança, ir à praia, ajudar quem precisa, levantar-me para trabalhar no que amo! 
Depois das palavras e das imagens, resta-nos sonhar com uma mesa farta destas iguarias e desejar Boa Sorte a quem arrisca tudo por um sonho!
E, já sabe, para fazer encomendas, aqui ficam os contactos:
Rute Silva
tlms: 936085059/ 936317401


 






Sem comentários:

Enviar um comentário